quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Exceção ...

Bom ... toda regra tem sua exceção e, aproveitando o post sobre festinhas infantis, resolvi fazer um post (tá, falta de assunto, eu sei...) sobre refrigerante!!

Mas não sobre um refrigerante qualquer, não é uma Coca-Cola da vida que vai merecer tanta atenção assim de minha parte. Trata-se da TURBAÍNA.


Regra: eu não tomo refrigerante!
Exceção: eu tomo Turbaína!

Regra: eu detesto QUALQUER coisa sabor Tuti-Frutti!
Exceção: eu gosto de Turbaína!

Mas não serve qualquer tubaína - aquela da Schincariol ... acho horrível -, tem que ser a legítima da Ferráspari que é lá de Jundiaí.

Ela foi formulada por imigrantes italianos no início do século XX e o nome se popularizou para "tubaína" que refere à refrigerantes regionais com valores bem inferiores aos de refrigerantes tradicionais - não necessariamente de tutti-fruti.

Se parar para pensar não é nada além de uma açúcar + mistura de água gaseificada + açúcar + xaropes artificais + açúcar.
Ah! Mais um pouquinho de açúcar!!

Como tenho familiares em Jundiaí, durante minha infância, passei muitas férias lá. E ... hummm ... como era bom quando a tia comprava Turbaína. Naquela época refrigerante era para ocasiões especiais (finais-de-semana ou quando vinha visita) e, quando tinha, geralmente era Turbaína.
Não tinha garrafa PET ainda, então ela vinha naquelas garrafas de vidro âmbar iguais as de cerveja. Nós só podíamos tomar um copo depois de comer tudo. Era quase um prêmio!

E é isso que faz a Turbaína ser tãããããããooo boa! Ela resgata lembranças de uma época que não volta mais.
Turbaína tem gosto de férias, gosto de infância, gosto de brincadeira, gosto de "cheiro de bolo saindo do forno" (sinestesia!!), tem gosto de uma época em que sequer sabíamos o que era ter ou não ter dinheiro, não sabíamos o que era problema ... nossa responsabilidade se resumia em: brincar sem se machucar (ou apanhava por cima!), não bagunçar a casa, ...

Aqueles tempos que não voltam!

2 comentários:

Anônimo disse...

turrrrbaína! hahahahahhahahahahhahahahahhaha
é tipo a tradicional tubaína com energético será? haha

Nina Gar disse...

Bom... tradicional é Turrrrrbaína. Esse é o nome original.

Tubaína (sem R) é o nome popularizado que hoje se refere aos refrigerantes populares fabricados por aí.

Postar um comentário