quinta-feira, 22 de maio de 2014

Paradigmas de beleza

Cinco meses desse ano já se foram .. quase seis ... e eu não postei ainda por aqui. Não prometo que passarei com mais frequência, pois não vou cumprir. Prometo apenas que o blog estará sempre ativo (até que eu mude de idéia!). Ultimamente várias pessoas me perguntaram a quantas anda o blog ... que gostavam de ler e que eu nunca mais postei. Ok. Vim dar o ar da graça ... Tantas coisas sobre as quais eu poderia falar, mas resolvi falar sobre um assunto que anda me encucando há algum tempo.

Em várias situações me deparo com aqueles momentos em que - falando sobre alguma pessoa - alguém pergunta: "Como é fulano (a)? É bonito (a)?" ou "eu não sou bonito (a)" ... e esses questionamentos sobre beleza sempre me dão um nó na cabeça quando trata-se de pessoas próximas a mim. (Questionamentos esses que eu mesma já me fiz por não me encaixar dentro do molde modelístico imposto pela sociedade.)
Eu tenho uma dificuldade absurda para definir a beleza de algum amigo meu ... não é firula. Simplesmente sou incapaz. Posso dizer se um ator/atriz/modelo é bonito ou feio (e tudo é relativo ... depende do gosto de cada um) com facilidade ... mas quando se refere a pessoas próximas a mim eu simplesmente não consigo.

Parei para pensar o porque disso ... E eu descobri o porque: Simplesmente porque eu não enxergo rótulos nos meus amigos ... eu enxergo apenas o que está dentro. A pessoa pode ter a boca torta, três olhos, bereba na ponta do nariz e isso é irrelevante para mim a ponto de eu não perceber essas particularidades. Se a pessoa é legal, do bem ... eu não enxergo nada do que está por fora. Vejo apenas uma pessoa legal cuja companhia eu aprecio e tendo a achar todos lindos. E quando eu digo isso não falo "da boca pra fora" ... é justamente o contrário. Falo de dentro mesmo porque me refiro também ao que está dentro. Forma física, detalhes da pele, dos olhos do cabelo e etc, servem apenas para identificar cada um e mais nada. Ninguém é legal porque parece um galã de cinema ou porque tem o corpo de uma modelo.

Reparei que quando eu começo a notar padrões de beleza numa pessoa é porque aquela pessoa tende a ser chata, sem conteúdo ... se não tem nada útil por dentro, só nos sobra o exterior e é aí que mora o perigo!
Portanto meus amigos, preocupem-se com o conteúdo porque a embalagem não serve pra nada!!

Para representar esse momento, deixo um trecho de uma música que cantávamos na escola quando eu era criança:



"Gosto de você assim como você é (...) faça dos meus olhos sempre o teu espelho"

Nenhum comentário:

Postar um comentário