sábado, 21 de novembro de 2009

Ser músico é ...


Em homenagem ao DIA DO MÚSICO - 22-11
Coletânea de alguns episódios vividos por mim e/ou por amigos!




Ser músico é, sobretudo, ter paciência!

- Você estuda o quê?
- Música. Violino.
- Legal! Mas faz faculdade de quê?
- Não faço. Estudo violino. Particular.
- Mas tem faculdade de música?
- Sim.
- E porque você não faz?
- Porque eu já faço aulas particulares.
- Você vai trabalhar com o quê?
- Com música. Sou violinista! Tocar em orquestra, dar aulas* e etc.
- Mas qual vai ser sua profissão?
- Musicista. Violinista.
- Não. Eu quero dizer, além disso. Música é hobby!
- Música não é hobby. É profissão!
- Mas músico não toca só em bar a noite? Durante o dia você vai trabalhar com o que? Digo para se sustentar!
- Pode tocar também, mas claro que não é só isso!
- Mas você não vai fazer faculdade de nada?
- Então... se for fazer vai ser de música!
- Mas eu quero dizer, algum curso de verdade.
- Música é um.
- E como você vai sobreviver?
- Trabalhando, recebendo salário!?
- Mas onde você vai trabalhar?
- Então... Orquestra é uma opção!
- Mas orquestra paga?
- Sim.
- Mas e mais pra frente?
- Mais pra frente o quê?
- Como você vai sobreviver?
- Então... trabalhando, ganhando salário!
- Mas então porque você não presta concurso público?
- Pra quê?
- Pra pelo menos garantir a aposentaria já que você vai ser "música"!

*Nem sempre é possível citar na mesma frase "músico" e "professor" porque a reação do ouvinte pode ser a mesma que ele teria ao ouvir que você está com uma doença terminal e que tem menos de uma semana de vida!

Ser músico é encarar perguntas idiotas com naturalidade!

Enquanto está com o estojo do violino nas costas:
- O que é isso???? Um caixão de crianças??
(Vontade de responder: - "Sim! Hoje é rodízio do carro funerário, então eu levo nas costas!")


Ser músico (erudito) é não conhecer "as músicas mais conhecidas"!

-- Chegar no hotel e o recepcionista falar:
- Você conhece 'Bruno&Marrone'?
- De nome ...
- Então... sabe a música tal?
- Erh... não!
- Como não? Você não é "música"? É tão conhecida!
- Pode ser que eu conheça, mas não de nome...
- Uhm... queria que você tocasse aí nesse negócio. O que é?
- Um violino!
- Ah! Toca aí no seu violino a música tal!
- Então... eu não sei mesmo qual é essa música e não é meu gênero!
- E se eu cantar? Você não lembra??
- Não vai dar...
- Tudo bem. Já vi que seu negócio é só 'Betovi'... essas coisas aí!
- ...

Ser músico é ser motivo para puxarem assunto!

Em qualquer elevador com algum desconhecido:
- (segundos em silêncio)
- O que tem aí?
- Um violino!
- Nossa! Que legal!! Tenho um amigo (vizinho/primo/tio/funcionário/cachorro/gato/papagaio) que toca violão (pandeiro/teclado)!

Em qualquer lugar público.
- Nossa! Que legal! Você toca cavaquinho (violão)!!!
(Sim. Meu violão é inflável e eu o esvaziei para que coubesse nesse estojo!)
- Na verdade é um violino!
- Ah!! Interessante!!

Ser músico é não saber onde gastar o dinheiro!

- Deixa eu ver seu violino??
- Claro. Veja!
- Legal! Quanto custa?
- Uhm... ele é bem básico. Custa uns 2 ... 3 mil reais. Não mais que isso.
- Que?? Tudo isso?? Eu vi esses dias um no shopping muito mais bonito que esse, que vinha com estojo, vara* e tudo o mais e custava R$300,00. Porque você não troca por um daqueles? Tem uma cor super brilhante! Acho lindo!
- Ah! Eu não sou muito chegada em brilho!

* Sim nós também somos pescadores! Na verdade o violino é só para camuflar!


Ser músico é usar estudo como desculpa!

- O que você vai fazer hoje a tarde?
- Estudar.
- Uhm... e amanhã?
- Estudar também.
- Tem prova?
- Não.
- Mas você não toca violino?
- Sim.
- E tem que estudar todo dia? Aposto que só você estuda todo dia!
- Na verdade não. Todos os músicos estudam todos os dias!
- Nossa! Que legal. E quanto tempo??
- Depende... quando estudo menos, estudo umas 3 horas.
- Nooossa! Pra tocar violino??

Ser músico é ignorar asneiras!

Em algum lugar por aí...
- É... o que tem aí?
- Violino.
- Você toca? (Vontade de responder: "não. estou levando só para atrair atenções!")
- Sim.
- É "música"?
- Isso. Musicista.
- Vive disso?
- Sim.
- Nossa! Nunca conheci um músico de verdade. Sempre achei que músicos fossem hippies que ficam sentados na grama se drogando o dia todo!!
- ...
(Vontade de responder: É quase isso. Cheiramos pó de breu o dia todo! Poderosíssimo!)

Enfim, histórias não faltam!! Mas o mais importante de tudo é: SER MÚSICO É SER FELIZ!! FELIZ DIA DO MÚSICO A TODOS OS COLEGAS!!!

p.s.: Todas as histórias tem o violino como 'tema' porque eu sou violinista!

6 comentários:

Pri disse...

Algumas vezes encaramos numa boa certas "opinões alheias".
Também passo por alguns comentários mega hiper: "mas....Letras.....o que vc aprende? Qual será sua profissão digo quando se formar?
Ai ai.....Depois que o Godzila acorda, somos totalmente condenadas pela falta de educação.

Pior outros....."Espero que SEJE feliz com sua escolha"....uiiiiii.....

janis disse...

HAHA, muito bom cara. (:

Anônimo disse...

Oiii!
amei seu blog...
sou cantora lírica e estudo música, e o povo
faz cada comentário que, lendo os seus diálogos até me deu vontade de postar umas barbaridades que ouço por aí.

já estudei viola...imagine só, é pior do que os comentários pra violinista...kkkk

até logo

Mariana Barros disse...

ADOREI! Sou violinista, e levo com cenas destas todos os dias!
Vou divulgar o seu blog no meu, este post em especial! Está brutal :)
Cumprimentos,
The Spring

Barão Vermelho disse...

aii que rir xDDDD juro isto parecem as minhas conversas com o meu pai xDD

Unknown disse...

A falta de educação e cultura das pessoas ainda não lhes permitiu ver que a área da música, principalmente para aqueles que a agarram como uma verdadeira escolha de vida, neste momento é das que mais trabalho tem no mercado!!!
Quem lhes dera trazer o "caixão com a vara e o violão" ás costas.
Talvez não andasse tanta gente a pedir na rua!!

Postar um comentário