quinta-feira, 19 de novembro de 2009

19 de novembro ... dia de que?

Esse é o dia em que se comemora o que??

Sei que deve ter gente com uma vontade louca de dizer: é o dia do milésimo gol do Pelé, certo??

Bom... certo está, mas não é bem essa a resposta! (Não a que eu quero!!)
Aliás hoje (19/11/09) faz 40 anos do milésimo gol do Pelé! Parabéns!

Voltando, dia 19 de Novembro é ...? Alguém quer cartas? universitários??

- Dia da Bandeira!!!

Sim! Para quem não sabe existe o dia da bandeira que é o símbolo máximo de uma nação! Falando em 40 anos, há exatos 40 anos uma lei instituiu uma matéria escolar obrigatória que chama "Educação Moral e Cívica". Mas essa matéria foi extinta e, hoje, muitos nem sabem do que se trata!! Eu tive essa matéria até a 4ºsérie. Aprendíamos - dentre outras coisas - todas as datas cívicas, hinos pátrios (como o hino da bandeira) e etc.
Lembro quando fui para a 5º série e tive que mudar de colégio. Estudava numa micro escola que - infelizmente - só ia até a 4º série, e passei para um mega colégio (onde fiquei até o fim dos meus dias de ensino médio). Assustador! Diretores falando aos meus pais que era normal um aluno que vinha de outra escola reprovar no primeiro ano porque era o período de adaptação!

Primeira semana de aula, conheci as matérias, professores, alguns colegas... senti falta de uma coisa. Perguntei para alguém: "não tem 'Educação Moral e Cívica' aqui"? - "Educação-o-quê" ??

Quantas vezes será que repeti de ano nesse colégio?? O.o

Clique aqui para ler um pouco mais sobre a história, ver as bandeiras que o Brasil já teve antes da atual e conhecer a letra do hino!

Nenhum comentário:

Postar um comentário