quinta-feira, 11 de março de 2010

Dicas gastronômicas

Horário do almoço é aquela coisa: vem a fome e junto com ela lembranças de comidas/lugares.

Bom, agora a pouco fui preparar o almoço. A coisa mais difícil que tem é programar algo para cozinhar. Segunda é dia disso, terça dia daquilo, etc. Aqui em casa é assim: abre a geladeira, abre o freezer, abre os armários e deixa a imaginação fluir.

Hoje abri a geladeira e avistei um tablete de manteiga, abri o armério e vi amêndoas cruas e damasco seco ... uhm ... risoto de amêndoas. Fiz um creme tipo bechamel com as amêndoas douradas na manteiga (manteiga mesmo. Margarina, não!) junto com cebola e o damasco. Queijo. Arroz. Cozinha e voilà. Rapidinho o almoço estava pronto.

Enquanto eu picava as amêndoas lembrei de truta com amêndoas. Não tem como não gostar. O sabor é algo simplesmente indescritível.

Dicas:
Em SP: um lugar que tem uma truta com amêndoas bem gostosa, é no La Buca Romana. Trote alle mandorle. Porém custa um "olho-da-cara", além de ser filhote de truta. Cerca de R$45,00 a porção INDIVIDUAL.
É muito boa, mas não vale o preço. O atendimento é bom, mas o lugar é pequeno e não muito aconchegante.

No RJ - Penedo, a pequena Finlândia. Não tem lugar melhor para comer truta com qualquer coisa (não necessariamente amêndoas!). Sem falar que o lugar é lindo. Colônia de finlandeses, todas as construções parecem cenário de filmes! Lá tem muitos lugares que servem trutas divinas, mas uma dica é O Rei da Truta. Fica um pouco mais "afastado" dos demais restaurantes (mas esse "mais afastado" é coisa de 1 km). O estilo é bem mais simples, não lota tanto, o pessoal é super atencioso e as trutas ... dá água na boca só de pensar! São enormes e divinas!! Nem dá para comer toda a guarnição (batata sauté ou arroz branco) porque as porções são bem grandes! E o melhor ... custa cerca de R$20,00.

E se você resolver ir até lá comer a truta, tem que - obrigatoriamente - provar as cervejas artesanais. Um lugar ótimo é a Casa do Fritz. As cervejas são servidas em canecas de cerâmica!!

Outra parada obrigatória: casas que vendem pasta de peixe (a maioria é de truta, mas tem algumas de salmão e outros peixes). Logo de cara pode parecer estranho - principalmente para quem não é muito fã de peixe -, mas basta provar para deixar qualquer preconceito de lado.
O lugar é como um chalé, cheio de prateleiras lotadas, de alto a baixo, de vidros com pastas, geléias e garrafas de licores. E no centro do chalé tem um mesa com torradinhas e vidros com TODOS os sabores de pastas e geléias para degustar a vontade. Clique aqui para ter uma idéia.

Dica: super recomendado comprar coisas de lá para dar de lembrança!!!

Lá também tem muitos restaurantes típicos alemães e escandinavos. Para quem ama sorvete como eu, impossível não experimentar o sorvete finlandês.

Dispenso: as fábricas de chocolate. Caras e sem graça.


Agora deixa eu ir comer meu risoto!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário