Há alguns dias resolvi voltar para o mundo dos blogs porque às vezes surge a necessidade de colocar as idéias, os pensamentos para fora - ainda que não façam sentido (e, na maioria das vezes, não fazem!!!) - simplesmente deixar fluir!
Quem nunca teve aqueles momentos em que algum pensamento vem à cabeça e tudo que se deseja é que ele vá embora e quando mais se tenta mais presente ele fica!? Aquela mesma sensação de "ficar com uma música na cabeça". Enfim, tenho esses momentos direto ... e não tem coisa mais chata do que tentar dormir e não conseguir se livrar daquele embrião de pensamento que fica martelando na cabeça!!
Um dia ouvi um psicólogo (ou seria psiquiatra? psicoanalista?? ... psico-qualquer-coisa!!) dizendo que a melhor forma de se livrar de algo que "gruda" na mente é justamente não tentar se livrar! O caminho mais curto é deixar fluir e quando menos se espera... sumiu! *Puf*
Resolvi testar ... e não é que funcionou? Há anos uso essa "técnica-super-mega-blaster-inovadora" e tenho sobrevivido! Porém, acabei aperfeiçoando: 'anotações', porque não??
Não sei bem quando começou meu hábito de anotar coisas ... talvez tenha sido por volta da 5º série quando ganhávamos a agenda personalizada do colégio para anotações de aula. Talvez tenha sido bem antes já que me lembro de ter diários bem antes disso!! Mas nesse período a palavra "diário" soava estranha! E se alguém lesse? Nessa época lembro que costumava ter pensamentos com começo-meio-e-fim e usava isso nas aulas de redação e etc. Alguém tem dúvidas de que as 20, 30 linhas que a "tia" (na minha época podia chamar professora de "tia") não eram suficientes nem para chegar na metade da história??
Bom, voltando ao assunto ... o hábito de anotar coisas diariamente creio que surgiu mais recentemente... afinal só quando não se é mais criança é que os pensamentes simplesmente deixam de fazer sentido, as responsabilidades aumentam, o tempo diminui e os pensamentos vagam! Simples assim ...
E nesses momentos tenho que escrever... já perdi as contas de quantos textos meus encontrei por aí e ao lê-los não pude definir quando ou porque escrevi, mas estava lá e eu sabia que havia sido escrito por mim!!
Muitos deles exclui, afinal pensamento é algo tão particular que surge só dentro da mente! Se fosse para ser público aparecia de outra forma (como um espirro por exemplo...kkk... tudo bem que sair por aí dizendo pensamentos sem sentido em alto e bom som poderia ser 2 coisas: insanidade mental ou Sindrome de Tourette), mas cabe a nós expô-los ou não! (Fato: me divirto muito quando encontro um texto antigo, algo que não lembrava mais!!)
Quanto às anotações o esquema é diferente... elas estão por toda a parte! (Literalmente!! Agenda, caderno de estudo de violino, mini-caderninho azul de tópicos de aula e afins, e bloco de anotações gerais). Geralmente anoto e não volto para ler, mas hoje resolvi folhear minha agenda de 2009. Primeira anotação de 2009 dizia respeito à primeira refeição do ano... almoço na casa de uns tios lá pelas 16h porque acordamos quase na hora do almoço já que tinhamos ido dormir quase na hora do café-da-manhã...
E assim segue o ano ... tem coisas lá que eu não lembrava, outras lembro como se tivessem sido 'ontem'!!
Os outros cadernos são temáticos e auto-explicativos:
- o de estudo de violino como o nome já diz se refere ao meu estudo de violino! Ooooohh!!
- o micro-azul de tópicos é destinado aos tópicos sobre assuntos que não posso esquecer de falar/comentar/perguntar - 95% na aula.
- o bloco de anotações é para...?? Anotações diversas... mas é um bloco, então são anotações "destacáveis": listas, endereços, ...
Tem também a agenda do celular. Destinada aos lembretes com horários fixos (acordar, remédios, ... Sim! eu uso despertador para remédios!!).
Tem gente que pergunta como administro tudo, bom... não administro! Como eu disse acima: não sei bem quando anotar tornou-se hábito, portanto anotar é quase uma necessidade biológica!!
*A-P-O-S-T-O que ninguém tinha percebido que eu escrevo bastante!*
Nenhum comentário:
Postar um comentário