Acho "lindo" quando vejo publicações sobre perfeccionismo dizendo "ser ou não ser perfeccionista?", "vale a pena ser perfeccionista", "até que ponto o perfeccionismo é útil em seu trabalho?"
Como minha babá dizia: "não tem nada melhor para fazer? Vai peidar n'água eliminar flatulências na água para fazer borbulhas".
Perfeccionismo não é algo que você decide ter ou não apenas apertando um botão on/off. Bom seria se fosse assim!!
Perfeccionismo não chega a ser um transtorno mental, mas uma doença que pode estar ligada a algum transtorno.
Perfeccionismo não é qualidade! Pelo contrário! Para quem está de fora deve ser interessante ver como a pessoa é organizada, detalhistas e etc., mas para o perfeccionista é algo terrível.
(Digo isso porque sou perfeccionista! E detesto ser assim! É uma tortura diária! Já acordei no meio da madrugada para verificar se algo estava guardado no lugar onde deveria estar, já perdi o sono porque não me lembrava onde estava determinada coisa, fico extremamente irritada e deprimida quando algo não sai como eu gostaria. Se isso é qualidade, eu dou essa qualidade para quem quiser e não aceito devolução!)
E - acima de tudo - perfeccionismo atrapalha a vida! Como eu gostaria que a realidade fosse como nessas matérias e testes bestas que existem por aí "descubra se você é perfeccionista", "deixe de ser perfeccionista em 3 passos", "perfeccionismo: defeito ou qualidade?" onde ser/deixar de ser parecem coisas tão simples!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário