terça-feira, 3 de maio de 2011

Progresso

O que é progresso?

Esses dias estava analisando alguns fatos do passado e do momento atual.
Quando eu era criança era perfeitamente normal sair de casa com uma sacola de ráfia cheia de garrafas de vidro vazias e ir com ela para o supermercado onde era feita a troca dos vasilhames. E era normal - também - fazer compras levando carrinho de feira e/ou sacola de ráfia.
Também era normal - nos mercados - ter caixas de papelão de todos os tamanhos para carregar mercadorias apesar de ter as sacolinhas.
Era normal jogar as cascas de frutas/legumes, cascas de ovos e etc nos vasos para adubar as plantas.
Era normal usar fraldas de pano (já existiam as descartáveis, mas era comum ver varal cheio de ponta a ponta de fralda de pano e calças plásticas - que, para quem não sabe, se colocava por cima da fralda de pano para não molhar a roupa)

Aí chegou o progresso! Chique era levar para casa bebidas em garrafas plásticas! Muito glamour ir ao mercado sem carregar nada e voltar com várias garrafas que depois de vazias, basta jogar no lixo!!!
Caixa de papelão usada? Qual a utilidade disso se tem um monte de sacolas novinhas e de graça em cima do balcão? (Ah! E não se esqueça de colocar um ou 2 itens em CADA sacolinha e se for algo "pesado" coloca umas 2 ou 3 sacolas!)
Nojento jogar casca de alimentos nas plantas, né? Já existem adubos sintetizados. Casca é na sacolinha!
Fralda de pano? Tão démodeé!! Fralda descartável é tão mais prática. Usou, jogou.

Acho um barato quando vou ao mercado e levo minha sacola. Já falaram que é coisa de velho, já olharam com curiosidade. Um dia desses o rapaz do caixa resolveu me ajudar a guardar as compras e teve a brilhante idéia de colocar tudo em sacolas plásticas ANTES de colocar na minha sacola de ráfia! É ... então. Tive que sutilmente tirar as coisas das sacolas plásticas!

Aí hoje fala-se em banir as sacolinhas, faz-se propagandas das novas (????) garrafas retornáveis, ecobags virou artigo de moda, existem mães brilhantes que - em pleno século XXI - descobriram (??) as fraldas de tecido, as mamadeiras de vidro e etc.

Então eu pergunto: afinal, o que é progresso? Quanto tempo levará para que nós - humanos, seres racionais - percebamos que o progresso muitas vezes é um retrocesso e que é necessário aprender com o passado?? Temos que andar para trás para aprender a andar para frente novamente!


Obs.: Eu não sou politicamente correta - estou longe disso. Uso sacolas plásticas, compro coisas em garrafa PET e nem sempre coloco todas as cascas nas minhas plantas, mas SEMPRE que possível eu tento mudar uma coisa aqui e ali. Eu não vou ser neurótica a ponto de ficar com sede debaixo de um sol escaldante se a única opção é comprar água que só vem em garrafas plásticas! Não vou trazer as compras nas mãos se elas não couberam na sacola ecológica e o estabelecimento não oferece caixa de papelão. 
O importante é ter consciência e fazer o possível para melhorar algo todos os dias!  Se todos fizessem isso muita coisa poderia ser melhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário