Há várias dias que estou ensaiando para passar por aqui, porém não deu tempo!
Estou em Jaraguá do Sul participando da 6° edição do FEMUSC 2011. Essa é quarta vez que venho para cá e (até o momento) a mais significativa. Não que as anteriores não tenham sido tão boas quanto essa, cada edição teve suas particularidades, mas dessa vez aconteceram coisas bem legais que me surpreenderam em vários sentidos.
Para essa edição veio da China a pequena Sophia Chan. Violinista prodígio de 11 anos que viria para gravar o dvd e cd do início de sua carreira como musicista. Para isso houve uma seleção de músicos para formação da Orquestra FEMUSC que viria uma semana antes do festival para realizar esse trabalho de gravação juntamente com Sophia. Para compor a orquestra foram selecionados alunos dos níveis avançados e promusc (profissional) - eu estou no intermediário -, porém no dia 12 recebi uma ligação da coordenação do festival perguntando se eu gostaria (e se poderia) antecipar minha vinda para participar da gravação já que um violinista do exterior não poderia mais vir. 4 dias depois pela manhã eu estava chegando aqui para o início do trabalho no dia seguinte.
Foi uma semana bem cansativa, porém gratificante por poder participar desse projeto e tocar ao lado de colegas com muito mais experiência do que eu, por poder tocar com a pequena Sophia - que além de talentosíssima é uma graça de menina, super educada e atenciosa com todos! - e de tocar sob a regência do maestro Alex Klein (que além de diretor artístico do festival - tenho que "puxar a sardinha para a minha cidade - é maestro da Orq. Sinf. Municipal de SP)
Tocamos na abertura do festival - Sophia solou 4 canções chinesas e, como bis, Liebeslied de F. Kreisler), tocamos (somente as cordas) na cerimônia de premiação do Conharpa com solo dos vencedores. Tudo isso antes do festival em si.
Quando o festival começou deu problema no sistema e minha agenda - com a programação das duas semanas - não saiu e pude escolher para qual classe eu iria (Resolvi iniciar pela classe do professor Jorge Risi - do Uruguay) e a tarde não tinha nada para fazer. Voltei à secretaria e o sistema ainda estava com problemas. Na terça encontrei o professor Norberto Garcia - que rege a Sinfonietta - e ele me colocou na orquestra - para completar fui colocada de chefe de naipe dos segundos violinos!!
Nesse mesmo dia, fui chamada para fazer parte da camerata (cordas, harpa e percussão com solo de oboé) da estréia mundial - o compositor David Stock compôs uma peça chamada Oborama; peça inusitada com 5 movimentos sendo que cada um deles é tocado por um dos 5 tipos de oboés (oboé normal, musette, corn inglês, oboé baixo e oboé d'amore). O solista seria o maestro Alex Klein, regente: maestro chinês Tao Fan, percussão: Eduardo Gianesella (Osesp), harpa: Rita Costanzi (maravilhosa harpista americana) e cordas: alunos do festival. Ah! Claro ... o compositor esteve sempre presente!!
Quinta-feira foi o concerto do Oborama e hoje o concerto da Sinfonietta. Amei tudo!! Só lamento o fato de não ter podido estudar mais e não ter podido tocar melhor, mas em festival é complicado encontrar tempo!
Antes do festival eu tinha comentado que nas edições anteriores eu nunca tinha tocado no teatro grande nem no horário nobre (20h30) da SCAR. Em 2011 - sem planejar - passei uma semana inteira dentro do teatro grande e, em 2 semanas, já toquei em 4 concertos nele sendo que 3 deles foram no horário nobre!!
Quanto às aulas, tenho tentado aproveitar o máximo possível. Já fiz aulas com dois professores e assisti aulas de outros 2.
Encontrei amigos de edições anteriores e conheci novos amigos, nesses poucos dias encontrei pessoas que - sem saber - falaram coisas e/ou fizeram coisas que fizeram com que eu me sentisse melhor (outro hora falo sobre isso, ou o post vai virar um jornal de domingo!)!
Enfim, esses últimos dias foram muito bons, incrivelmente bons e, com certeza, ficarão marcados! A única coisa que posso fazer é agradecer a Deus TODOS os momentos por todas as oportunidades que tenho tido!
Enquanto escrevo esse post está caindo o maior pé d'água lá fora! Agora vou voltar aos estudos!!
Até a próxima!
P.S.: quando der coloco fotos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário