quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Perlman - A Lenda

Quando eu comecei a estudar violino comecei a procurar vídeos de violinistas. Heifetz, Oistrakh, Menuhin, Stern, Perlman ... Em um primeiro momento achei que - como os demais - Perlman pudesse não estar mais vivo até que li biografias e vi que ele era na verdade mais jovem e que estava, sim, vivo. Porém nunca me passou pela cabeça que um dia eu o veria pessoalmente. Até que saiu a programação 2010 da Cultura Artística no início do ano!

E - coincidência ou não - estava previsto para ele vir bem na semana (e dia) do Dia do Músico (22/11)!

Ontem fui à Sala SP assistir à última apresentação de Itzhak Perlman no Brasil. Ele passou pelo Rio, Paulínia e depois São Paulo para 3 apresentações. Queria ter ido no primeiro dia, mas não deu.

Quando eu estava na fila de estudantes o carro que o trazia passou por nós e parou bem na nossa frente e, então, ele saiu do carro, vivíssimo, em carne e osso!

Minutos depois ele e Rohan de Silva (pianista que o acompanha há anos) adentram, imponentes, o palco da Sala SP. Perlman já é concentrado naturalmente. Não precisa posicionar o violino, inspirar, expirar, inspirar novamente para, então, fazer soar a primeira nota. Não! Ele coloca a partitura na estante, abre e toca.
Nós - da platéia - é que não tivemos tempo de nos preparar. Em poucos compassos estávamos inebriados de Perlman.
O menino portador de deficiência que entrava nos palcos com a ajuda de muletas e fazia com que tudo isso fosse um mero detalhe assim que tirava o primeiro som de seu violino, envelheceu. Seus cabelos escuros já deram lugar a muitos fios brancos, ele agora usa uma cadeira elétrica para se locomover, seu rosto mostra que aquele menino deu lugar a um senhor fofinho, um senhor que quando começa a tocar mostra o amadurecimento que os anos lhe concedeu juntamente com o vigor do menino que não morre nunca! E seu humor ... é o mesmo que aparece em alguns vídeos!

Um dia, quando eu ficar velhinha, vou poder contar para os jovens estudantes de música: "eu vi o Perlman ao vivo, conversei com ele e tenho uma foto* para provar!", eles ficarão extasiados e me farão lembrar de todos os detalhes de um dia memorável! Exatamente como eu fiquei quando conversei com uma senhora que participou de masterclass com o Heifetz em Londres!

*Foto que devo à simpatia do Mr. Rohan de Silva, ele é daquele tipo de pianista que eu gosto. Aqueles que tem um brilho natural, não é performático, não faz caras e bocas, não tenta matar o instrumento. Ele simplesmente senta em frente ao piano e, magicamente, um passa a fazer parte do outro. O Perlman era a estrela principal, mas era impossível não se deixar levar pela virtuosidade do pianista!
Mr. Rohan se comoveu com meu apelo dramático e me garantiu a foto! Não resisti e dei um abração nele de tão feliz que fiquei!

Nenhum comentário:

Postar um comentário