A vida passa tão rápido que acabamos perdendo detalhes sutis que nos acontecem todos os dias. Os problemas acabam sendo mais importantes do que os pequenos prazeres. Deveria ser ao contrário, não?
Há alguns minutos fui até a sacada de casa porque vi um reflexo lindo do sol. Quantas vezes eu vou até a sacada da minha própria casa ver o sol que bate todos os dias? Duas? Uma vez na semana??
Hoje parei o que estava fazendo por alguns segundos e, despretensiosamente, fui lá.
Eu posso descrever a visão de duas formas:
Negativa:
A sacada dá para a movimentada rua, tem barulhos de carros durante 24h, buzinas, freadas ... um dos postes está bem no meio da sacada e existe um enorme emaranhado de fios. Tem duas árvores gigantes que quebram e sujam toda a calçada. A visão é interrompida por um enorme prédio que tem do outro lado da rua e por um prédio antigo que tem do lado esquerdo.
Positiva:
Do lado do poste supracitado existem duas árvores. Um ficus e um flamboyant já velho que nunca floriu, mas todo ano ele tenta. Surgem alguns embriões de flores que não vingam, mas mesmo assim é bonito! Quando bate o vento os galhos finos e altos balançam sem preocupação. Do outro lado as grossas raízes teimam em quebrar a calçada como quem diz: nada pode me deter! Todos os dias pássaros teimosos ignoram a grande metrópole em que vivem e começam a pular e voar por entre os galhos cantando como se não houvesse amanhã. Os primeiros 'pios' começam por volta de 3h da manhã - às vezes eu os ouço deitada na minha cama! O sol bate na sacada todos os dias e torna possível ignorar a paisagem urbana e sentir a natureza perdida na selva cinza de pedras!
Hoje quando eu estava lá sentindo o vento e aproveitando o calor do sol, passou por mim uma linda borboleta cor de ébano com asas arredondadas e grandes manchas amarelas. Ela parou na grande por alguns segundos e depois voou para dentro de uma das sacadas do prédio vizinho. Eu não conheço quem mora lá, mas é alguém que deve olhar as coisas de forma positiva, pois lá tem uma cadeira de descanso
(às vezes vejo uma silhueta de costas sentada por lá), vasos de plantas e copinhos de água para beija-flor.